Casa 205 – Espanha

23 05 2010

A casa situa-se numa encosta com declive acentuado e uma elevada presença de árvores e arbustos. O projecto visa construir uma casa sem prejudicar as características do local. A casa está apoiada numa plataforma rochosa existente no local. Esta plataforma também serve de acesso à casa. Os arquitectos e engenheiros responsáveis pelo projecto concordam em manter a fisionomia natural existente na floresta e não fazer grandes trabalhos de excavação para construir a habitação ou jardins exteriores.

As fundações da casa são o conjunto de duas hastes de betão, fixas na casa e na rocha, que proporciona a estabilidade desejada à construção e permite a separação da mesma do terreno, criando um espaço ventilado entre eles permanentemente.

Trabalho: Casa 205

Autor: David Lorente, Josep Ricart, Xavier Ros, Roger Tudó

Colaboradores: Toni Jiménez Anglès (interiorista), Montse Fornés Guàrdia (arquitecta), Artur Gispert           (arquitecto técnico), Migue Ángel Rodríguez Nevado (arquitecto)

Ano de construção: 2007-2008

Superfície construída: 128m2

Orçamento: € 183.000

Fotógrafo: Starp Estudi

A casa é construída com uma estrutura de madeira laminada formado por painéis de grandes dimensões. Este sistema comporta-se como uma estrutura difusa, onde não existe uma hierarquia de distribuição de cargas, mas toda a estrutura funciona em conjunto, como um carro grande. Este modelo estrutural permite um dimensionamento muito eficiente.

A disposição interior da casa está baseada numa sequência linear de espaços de diferentes proporções associados com a estrutura, com portas de correr entre eles que permitem grande liberdade de conexão e uso dos espaços. A casa pode funcionar como uma casa grande ou como uma sequência de espaços privados com boas ligações.


Ações

Information

One response

29 05 2010
podeserdemad

Um dia talvez faça uma parecida.

Parabens pelo blog.

João MArtins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: