Madeira Lamelada-colada

15 06 2009

É fundamental não esquecer que a madeira lamelada-colada é antes de mais nada “madeira”, contudo a técnica dos lamelados-colados permite ampliar as vantagens da madeira e eliminar defeitos prejudiciais à estética e comportamento das estruturas de madeira.

chiesa_san_francesco_06[1]

Possui todas as vantagens da madeira maciça, como por exemplo, excelentes características mecânicas em relação à sua baixa densidade, mas com o acréscimo das seguintes vantagens:

– Em comparação com as estruturas de madeira feitas com peças maciças, os elementos concebidos em madeira lamelada-colada exigem um menor número de ligações, uma vez que é possivél conceber peças de grandes dimensões.

– Possibilidade de obeter secções de peças, não limitadas pelas dimensões e geometria do tronco das árvores.

– Possibilidade de obter peças com raio de curvatura reduzido, variável e até mesmo em planos diferentes.

– Possibilidade de vencer grandes vão livres.

– Eliminação inicial de defeitos naturais, o que permite uma reconstituição que conduz a uma distribuição aleatória dos defeitos residuais, no interior do produto final.

– Melhoria das tensões médias de ruptura e uma redução na dispersão estatística de seus valores.

– Sob o ponto de vista “normalização” permite ainda a atribuição aos elementos estruturais de madeira lamelada-colada, de uma tensão admissível ligeiramente superior às da madeira maciça de qualidade equivalente (cerca de 10%). .

– Vantagem do pré-fabrico, o que pode ser traduzido em racionalização da construção e ganho de tempo na montagem entrega da obra.

– Qualidade estética indiscutível, o que pode ser largamente explorado pelos arquitectos e engenheiros, na composição de um conjunto agradável e perfeitamente integrado no ambiente

– Leveza das estruturas oferece também maior facilidade de montagem, desmontagem e possibilidade de ampliação. Além disso, o peso, morto da estrutura, se comparado com outros materiais, pode significar economia nas fundações.


Ações

Information

2 responses

2 07 2012
Gabi Paz Michels

Olá! gostaria de saber como é feita a vedação da estrutura em MLC, em especial dos 2 últimos exemplos. é laje de concreto, né? a conexão entre os dois elementos é feita como? queria uma solução para o meu projeto de conclusão de curso, uso mlc mas não queria cobrir com telhas cerâmicas nem eternit e preciso de um bom comportamento térmico…

28 11 2012
Santos

Olá, peço a vossa ajuda para me informarem qual a largura e altura mínimas de uma viga em madeira lamelada para construção de uma ponte pedonal direita com 12m x 2,5m, suportada por 2 vigas destas e assente apenas em dois pontos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: